O excesso de trabalho traz diversos problemas à saúde, por isso é importante distribuir bem o tempo entre lazer, família, amigos, diversão e trabalho
Você é do tipo que só pensa em trabalho mesmo nos finais de semana ou durante as férias? Aliás, ficar “parado”, desfrutando alguns dias de descanso parece algo torturante? Sente-se bem em fazer hora extra e o escritório praticamente é a sua casa?
Se a resposta for sim para a alguma dessas questões então você faz parte do grupo dos workaholics, pessoas que são literalmente viciadas em trabalho. Levar serviço para casa pode parecer algo necessário ou urgente (às vezes, só parece mesmo, não é?), mas saiba que deixar todos os minutos do seu dia dedicados apenas para isso pode abalar seu equilíbrio emocional e prejudicar a vida pessoal.
Segundo a diretora da Inthegra Talentos Humanos, Vianei Altafin, as pessoas estão cada vez mais estafadas. A carga horária e muitas vezes a quantidade de trabalho, aliados a cobrança, as pressões do dia a dia e a má alimentação são fatores que provocam estresse e outros problemas de saúde. “Pessoas assim precisam entender que a casa não é a extensão do trabalho e que a família, os filhos e os amigos não podem ficar em segundo plano na vida. Tem que ter tempo para tudo, inclusive para descansar”, reflete.
Descanso, nem nas férias
Um estudo realizado com viajantes brasileiros cadastrados no site de viagens TripAdvisor concluiu que quase 75% dos entrevistados checaram seus e-mails profissionais durante as férias.
A pesquisa apontou que 28% dos entrevistados acreditava que ler e-mails profissionais durante o período de descanso ajuda a reduzir o número de mensagens que teriam na volta ao trabalho. Além disso, 18% afirmaram que conseguiam relaxar, mas apenas quando sabiam o que estava acontecendo no trabalho. Sintomas clássicos do “workaholismo”.
Vianei diz que é comum empresas fornecerem notebooks, iPad e telefone celular para alguns colaboradores. Mas isso só incentiva ainda mais com que eles trabalhem fora do horário de expediente. “As pessoas precisam se dar o direito de tirar férias. Isso significa esquecer os clientes, os relatórios, os compromissos, obrigações e horários”, alerta.
Cuidado com a saúde
Quem trabalha demais e nunca relaxa acaba se estressando. E, como se sabe, o estresse é péssimo para a saúde. Entre os problemas que podem se tornar consequências do estresse estão a depressão, baixa imunidade e alteração nos sistema cardíaco e digestivo. Quem sofre de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) pode ter a doença agravada também.
Segundo a psicoterapeuta do Centro de Medicina e Segurança do Trabalho, Teresa Venâncio a depressão laboral, também conhecida como Síndrome de Burnout, é um dos mais comuns distúrbios psicológicos derivados do ambiente de trabalho. A doença apresenta sintomas físicos e psicológicos, como fortes dores de cabeça, falta de ar, fadiga, rebaixamento de humor, perda de interesse no trabalho, diminuição da capacidade de concentração, problemas com o sono e diminuição de apetite. “Quem trabalha em excesso pode estar mais sujeito a desenvolvê-la”, completa.
Portanto, os especialistas são unânimes em dizer que é muito importante dar um tempo nas tarefas e respeitar também o horário de descanso e lazer. Isso não significa deixar de gostar do que se faz, mas, aprender amar a si próprio também e entender que o equilíbrio é essencial para todas as áreas da vida. Então não esqueça e nem deixe de lado: Trabalhar sim e se divertir também!
Texto: Mirella Stivani / Foto: ©PathDoc/Shutterstock.com
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