Nada de ficar nervoso, xingar, gritar ou ameaçar e agredir as pessoas no trânsito. Veja algumas orientações para autocontrole no trânsito!

O número de carros só aumenta na rua. O que era para ser uma comodidade (locomoção mais rápida), acabou indo na direção oposta: nos grandes centros, os congestionamentos se tornam cada vez mais comuns e duram mais.

Com isso, ficar estressado é muito fácil. A sensação de impotência e de que se está sempre atrasado ou perdendo tempo são inevitáveis. Com isso, o organismo libera adrenalina (neurotransmissor estimulante), que provoca reações desagradáveis como a contração dos músculos e o aumento dos batimentos cardíacos. Tamanho nervosismo causa muita negatividade e explosões de raiva fora de hora.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse (International Stress Management Association – ISMA), o Brasil é o segundo país do mundo com níveis de estresse altíssimos. E, como se sabe, o problema é um inimigo para a saúde!

O estômago é uma das primeiras regiões do corpo a ser atingida. Segundo o coordenador de endoscopia que integra o corpo clínico do Alta Excelência Diagnóstica, Dr. Eduardo Moura ficar estressado aumenta as secreções gástricas e a mobilidade do trato gastrointestinal. “A produção excessiva desse ácido afeta a mucosa interna do órgão, provocando dor, erosões e até úlceras. O líquido pode refluir ao esôfago e provocar mais desconforto, como a queimação no peito”, afirma o médico.

Além disso, o estresse pode causar outros problemas como insônia, dores de cabeça, compulsão, falta de memória, ganho de peso etc. Por isso, desacelere agora mesmo!

 

Zen no trânsito: um bem para você e para o próximo!

Uma coisa é certa: apertar a buzina incessantemente não faz a fila de carros à sua frente desaparecer por mágica. Aliás, na atual situação, dificilmente os grandes congestionamentos deixarão de existir. Por isso, o melhor a fazer é relaxar e seguir as seguintes dicas para um dia a dia mais saudável no trânsito:

  • Para não chegar atrasado aos compromissos, não conte apenas com a sorte (ou avenidas livres). Saia com antecedência.
  • Escolha caminhos alternativos. Na internet, existem vários aplicativos com esta função.
  • Enquanto estiver no trânsito, procure relaxar. Ouça música, por exemplo. Falar ao celular não pode e dá multa!
  • Faça exercícios respiratórios. Inspire o ar, prenda-o por alguns segundos e solte-o em seguida. Isso ajuda acalmar e evita brigas desnecessárias.
  • O barulho dos carros pode ser bem estressante. Se possível, deixe as janelas fechadas. Também é muito mais seguro.

Texto: Juliana Klein / Foto: ©PathDoc/Shutterstock.com

Written by viverfazbem