Conheça formas simples, mas eficazes, de amenizar o nervosismo no trânsito e tenha uma condução mais agradável e segura
Quem nunca se estressou no trânsito que atire a primeira pedra. Quem dirige sabe, pegar um engarrafamento em algum momento, é algo inevitável. E não ache que isso só acontece em cidade grande, as regiões metropolitanas e algumas cidades do interior também já enfrentam esse problema.
Mas, muita calma! Sabemos que nesses momentos o nervosismo toma conta e pode ocasionar em frustração e estresse, afetando de forma negativa o corpo e a mente. Segundo a psicóloga da Dirigindo Bem, Débora Faria, existem técnicas simples que podem ajudar o motorista a se acalmar e relaxar nesses momentos. Um dos mais fáceis e naturais que ela indica é a respiração. Ela sugere o relaxamento através da respiração diagramática, que é executada da seguinte forma:
- Respire lentamente, contando até três e fazendo a barriga estufar. Depois, expire contando até seis e voltando com a barriga para o tamanho natural. Trabalhe a respiração, de forma que a barriga estufe e encolha lentamente. Repita o movimento seis vezes.
Este processo, segundo ela, ajuda a baixar a pressão arterial e envia mais oxigênio para o cérebro, contribuindo para a pessoa se acalmar.
Débora ressalta que o estado emocional também pode ser afetado pelo estado fisiológico. Por isso, recomenda-se fazer exercícios antes de ir para uma longa viagem, pois melhorará a liberação dos hormônios de bem-estar e diminuirá os níveis de estresse.
Confira ainda mais 5 dicas da especialista para evitar o nervosismo no trânsito e minimizar também o risco de desenvolver dores associadas à condução:
- Relaxe testa, olhos e queixo. Deixe de lado a tensão nos músculos faciais para evitar dores de cabeça;
- Quando estiver parado, movimente devagar a cabeça para trás e para frente. Em seguida, mexa os ombros em círculos;
- Contraia os glúteos. Muitos motoristas que sofrem de ansiedade ao volante, instintivamente, ficam tensos nas nádegas e região lombar. Conscientemente, apertando e soltando os músculos do bumbum, liberará a tensão da coluna vertebral;
- Enquanto estiver parado no semáforo ou no trânsito, pratique exercícios de mão. Estique os braços por cima do volante e estique os dedos para trás e para frente;
- Além disso, tente sair com um tempo de sobra para chegar ao destino, planeje a rota antes de sair, evite horários de pico e certifique-se de manter as mãos relaxadas no volante para manter a livre circulação de sangue.
Texto: Juliana Klein / Foto: ©Halfpoint/iStock.com
Leave a Comment