Um pouco de ócio, de vez em quando, também é importante  para manter o corpo e a mente saudáveis

Hoje em dia a maioria das pessoas está presa em obrigações e compromissos infinitos. Seja no trabalho, em casa ou na família. E mesmo quando arrumam um tempinho, elas não param, acabam procurando colocar algo que estava atrasado em dia.

A psicanalista e coach de desenvolvimento humano, Andreia Rego diz que isso pode desencadear um estresse que leva a sérios problemas na saúde, afinal, é necessário parar para respirar.

Segundo ela, um alto nível de irritação pode causar desde uma leve agitação e insônia a problemas cardíacos. Além de sintomas emocionais e físicos que abrem espaço para vários problemas psicológicos e patológicos. “Grande parte da população, em níveis diferentes, está estressada. Mas se você não tem tempo ou dinheiro para planejar uma viagem ou um passeio, tire ao menos duas horas do seu dia para deitar no sofá e ler um livro, ou assistir a algum outro programa de TV que não sejam os jornais – filmes, seriados, etc. – já ajuda bastante a desacelerar o corpo e descansar a mente”, aconselha.

Ir à academia, ao parque ou a um clube também é uma ótima forma de aliviar o estresse. Além de manter o corpo em forma e mais saudável, o organismo libera substâncias que trazem bem-estar e também ajudam a dormir melhor.

Não somente pela pressão arterial, mas a psicanalista diz que o nervosismo é responsável pela queda de imunidade, tensão muscular, gastrite e algumas alergias respiratórias, que nessa época já são causas suficientes para adoecer.

Então descanse, tente não fazer nada de vez em quando. Não esqueça ainda de aproveitar as próximas férias e relaxar um pouco, a sua sanidade também agradece.


Texto: Juliana Klein / Foto: ©kaspiic/iStock.com

Written by viverfazbem