Garrafas de plástico utilizadas no dia a dia podem agredir o meio ambiente, que tal fazer algumas substituições?

Você é do tipo que reutiliza garrafas de plástico para garantir sua hidratação ao longo do dia? Parabéns, pela ingestão de líquidos, mas cuidado com a opção escolhida para se fazer isso. Além de ser uma agressão para o meio ambiente (uma hora, ele acaba sendo descartado), este tipo de recipiente, quando reaproveitado de forma errada, pode trazer riscos ao meio ambiente e à saúde.

Na questão da saúde, o principal deles é a contaminação por bactérias, pois as garrafas de plástico propiciam o ambiente perfeito para a proliferação: quente, úmido e fechado. A boca e as mãos ajudam a levar e trazer os micróbios. Mesmo quando lavadas, o risco continua, pois a higienização precisa ser muito bem feita.

Em um estudo de publicado no Canadian Journal of Public Health, pesquisadores da Universidade de Calgary testaram 76 amostras de água de garrafas de água de alunos do ensino básico; algumas delas eram reutilizadas durante meses a fio sem jamais serem lavadas. O resultado foi revelador: quase dois terços das amostras apresentavam níveis bacterianos que passavam dos padrões, possivelmente devido ao recrescimento de bactérias em garrafas que permaneceram em temperatura ambiente por um período prolongado.

Garrafas e copos plásticos podem liberar produtos químicos potencialmente prejudiciais (Bisfenol A ou Bisphenol A - BPA) após o contato com líquidos quentes. - Dr. Bactéria

Cuidado com o calor!

Roberto Martins Figueiredo, conhecido como o Dr. Bactéria, alerta sobre o perigo de se tomar líquidos quentes (como o adorado cafezinho) em recipientes de plástico. “Garrafas e copos plásticos podem liberar produtos químicos potencialmente prejudiciais (Bisfenol A ou Bisphenol A – BPA) após o contato com líquidos quentes. O BPA pode provocar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal, infertilidade, aborto e obesidade”, afirma.

 

Ajude o meio ambiente

Garrafas de plástico são feitas do petróleo, que é uma fonte não renovável, demandam energia para sua produção e distribuição e, depois de descartadas, acabam contaminando o meio ambiente.

Para evitar isso, você pode diminuir o consumo de produtos que venham nessa embalagem. Especialistas no mercado recomendam a troca por garrafas de vidro ou de aço inoxidável como ótimas opções.

No trabalho, se você tem o costume de levar a velha garrafinha de plástico, que tal trocar por copos de vidros ou uma caneca exclusiva? Mesmo que tenha que levar de casa, não é muito melhor? Sua saúde e o meio ambiente agradecem!

 

Reciclagem

O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas. Como pode ser reprocessado várias vezes, favorece o processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva.

Hoje em dia, seja de forma artesanal ou na indústria, as garrafas PET são reutilizadas para criar de tudo um pouco: lã, objetos de casa, móveis, fantasias e muito mais. O importante é não deixar se acumular no meio ambiente!

Texto: Mirella Stivani / Foto: ©Don Pablo/Shutterstock.com

Written by viverfazbem