8 dicas para se divertir com as crianças em finais de semana e nas férias escolares sem gastar muito
O período das férias escolares é momento de descanso, mudança de rotina na vida de toda a família. Muitas planejam as férias com antecedência, programam viagens e passeios, mas, nem sem sempre, essa é a realidade.
Então, para aqueles que não podem viajar e sair por aí conhecendo outros lugares, selecionamos algumas dicas simples, baratas, mas nem de longe menos agradáveis e divertidas.
A diretora da Escola Infantil Crescer (localizada em Mogi Guaçu, cerca de 50 minutos de Campinas, interior paulista), Janaina Carlos lembra que durante as férias pais e filhos têm a oportunidade de praticar a saudável convivência em família e formar uma equipe praticando conceitos de disciplina, respeito e ajuda mútua. Mas, sem deixar de lado a diversão, alegria e entusiasmo.
Janaina reforça que qualquer atividade deve ser pensada e escolhida de acordo com a idade das crianças, dando oportunidade de todos opinarem e participarem espontaneamente de cada uma delas.
Abaixo estão as sugestões de atividades que podem ser agendadas e programadas de acordo com a realidade de cada família. O custo é baixo, mas a alegria é garantida:
1 – Brincadeiras Antigas
A primeira proposta é que os pais ensinem aos filhos alguma brincadeira que eles gostavam quando eram crianças. Sem dúvida será muito divertido, porque as brincadeiras de hoje limitam-se em sua maioria em jogos eletrônicos já prontos que não estimulam a criatividade e espontaneidade das crianças. Alguns exemplos são: três-marias, pula-cela ou esconde-esconde, pulaelástico, bets (taco) ou bolinhas de gude.
2 – Piquenique
Não importa se o piquenique será feito em um parque, área verde ou mesmo no quintal de casa, o que fará a diferença são os preparativos, a escolha das guloseimas, a organização da cesta e dos alimentos. E não esqueça de levar algum brinquedo. Que tal ainda pular corda ou disputar uma partida de futebol, vôlei ou mesmo queimada?
3 – Chef de Cozinha
Vamos preparar um lanche divertido? Um bom sanduíche natural, pizza, cachorro quente, sucos naturais ou milk shake desde que a participação das crianças tanto na escolha do lanche como na elaboração deles seja o ponto principal da atividade. Deixe a criança propor os alimentos e que a sua imaginação e criatividade sejam respeitadas. Junte o útil ao agradável e deixe à disposição vegetais e legumes crus, também frios menos calóricos e pouco gordurosos, além de frutas.
4 – Cinema em Casa
Que tal estimular a convivência também com vizinhos e amigos em casa. Um cinema em casa regado a um bom filme, pipocas e outras guloseimas são muito bem-vindas. Prepare a sala de maneira agradável, deixe-a mais escura e aumente o som da televisão para simular o cinema.
5 – Passeios Ciclísticos
Junte toda a família para escolher um belo local, que seja seguro para dar boas peladalas em grupo, ao ar livre e com a presença de um sol bem bonito. Um sorvete, suco natural ou água de coco pode ser revigorante para todos!
5 – Noite do Pijama
Reúna algumas crianças da família, vizinhos e amigos mais próximos para uma noite do pijama. E pode ser feita dentro ou fora de casa. Caso tenha um quintal com bom espaço e seguro a atividade vai despertar ainda mais o entusiasmo da criançada. Já imaginou fazer do seu quintal uma área de camping com barracas e até uma fogueira improvisada?
6 – Visitação a Museus, Bibliotecas e Teatros
Durante as férias também é momento de se aprender um pouco mais sobre cultura em geral. Se o município não oferece atrações artísticas pelo menos o passeio à biblioteca está garantida. Depois da visita um bom lanche e sorvete fecham com chave de ouro o passeio.
7 – Atividades Manuais
Essas podem ser desde montar maquetes com caixinhas de papelão, pinturas em cartolina, massinhas de modelar, objetos feitos de argila, fazer pipas, aviões de papel e dobraduras. Tudo vale desde que as cores variadas estejam presentes. Ainda é possível fazer uma bela exposição dos itens confeccionados.
8 – Reinventando Meu Espaço
E bem no finalzinho das férias pais e filhos podem reorganizar os quartos das crianças, além de colocar as roupas e sapatos no lugar. O fato de poderem opinar sobre a organização do próprio quarto, das roupas e os brinquedos é um excelente exercício de autonomia e noção de organização. De quebra um quarto aconchegante e arrumadinho para voltar às aulas com tudo no lugar.
Texto: Erika Marinho / Foto: ©Oksana Kuzmina/Shutterstock.com
Leave a Comment